Ciclista de Santo Ângelo nos Jogos Escolares em Curitiba
A maior competição escolar do Brasil e celeiro de talentos para o esporte nacional –Jogos Escolares da Juventude 2017 – inicia mais uma edição para jovens atletas de 12 a 14 anos. Na terça-feira, 12 de setembro, foi realizada a cerimônia de abertura do evento, no ginásio do Círculo Militar, em Curitiba (PR). As competições em nove esportes individuais começaram dia 13.
Aluna da URI Gabriela P. Karkow representou Santo Ângelo, a Associação Ciclo Missões e a Federação Gaúcha de Ciclismo, na modalidade Ciclismo feminino de 12 a 14 anos em 3 provas, Contra Relógio, Circuito e Circuito por pontos. O Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS) é a seletiva para a participação do estado nos Jogos Escolares da Juventude.
Os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento escolar no Brasil e o 5º maior no mundo. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal divididos em 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez).
Além das competições, os jovens atletas tiveram à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Gabriela destacou a gigantesca infraestrutura do evento e comemorou a experiência vivida: “não estava preparada para uma competição de atletas de nível tão alto, mas ganhei muita experiência e principalmente motivação para treinar mais e participar de outros eventos como esse”. Gabriela conta que iniciou no ciclismo por influência de se pai e participando dos eventos da ACM. Nos disse, que apesar de poucos ciclistas na sua faixa etária, sempre foi acolhida por todos os ciclistas, e isso a fez sentir parte do grupo. Para ela agora fica o compromisso de divulgar a experiência e de buscar mais jovens para a prática esportiva, independente da modalidade. Ainda destaca o apoio que recebeu da URI Santo Ângelo, da ACM e da Federação Gaúcha de Ciclismo.